Goldens

Goldens
Por Inar Pessôa

Todas as vezes que se fala em gatos de cor Golden, surgem dúvidas e perguntas entre os criadores e apreciadores destes felinos de cor dourada com olhos verdes delineados de preto.

Perguntas comuns tais como “como faço um cruzamento para que nasçam filhotes Golden?” ou “será que o meu gato é um Golden?”.

Para tentar sanar este problema e ao mesmo tempo ajudar ao criador, colocamos regras básicas para se obter gatos de cor Golden.

  1. 2 gatos de cor Silver que não carregam o gene Golden  =  nenhum dos filhotes será Golden e nem carregará o gene Golden. Eles são homozigotos Silver. Cada filhote carregará 2 genes para Silver e somente podem gerar gatos Silver, assim como Golden é homozigoto para Golden.
  2. 1 gato de cor Silver carregando gene Golden cruza com outro que não carrega este gene = toda a ninhada será de cor Silver e a metade dos gatinhos carregará gene Golden.
  3. 2 gatos de cor Silver carregando gene Golden = 25% dos filhotes será da cor Golden, 25% será da cor Silver e o restante será da cor Silver carregando gene Golden. Gatos heterozigotos Silver carregam um gene Silver e um gene Golden.
  4. 1 gato de cor Golden cruza com um gato de cor Silver que não carrega gene Golden  = todos os filhotes serão Silver carregando gene Golden.
  5. 1 gato de cor Golden cruza com um gato de cor Silver que carrega gene Golden = metade dos filhotes será da cor Golden e a outra metade será da cor Silver carregando gene Golden.
  6. 2 gatos de cor Golden cruzam entre si = todos os filhotes nascerão de cor Golden.

No caso de número 2 e 3 não se terá forma de conhecer qual gato Silver carrega o gene Golden, até que eles tenham cruzado com um Golden ou com um Silver que carregue o gene Golden.

No caso de 2 gatos Silver carregando gene Golden eles não seguem a tendência percentual  e pode-se ter 2 ou 3 ninhadas antes de se conseguir um filhote Golden.