Padrões de Raça Para Julgamento:
Maine Coon

PONTOS
Cabeça 35
Forma/Perfil 5
Focinho/Queixo 10
Olhos 5
Orelhas: Tam., Forma 5
Orelhas: Colocação 10
Corpo 30
Forma 10
Ossatura 10
Pernas/Pés 5
Cauda 5
Pelagem 20
Comprimento 10
Textura 10
Cor da Pelagem 10
Se com Marcações:
Clareza do Padrão
10
Se Sólido:
Densidade
10

Generalidades: O gato Maine Coon é um gato robusto, sólido, muscular, de tamanho grande, com aspecto selvagem. É natural da América do Norte e é o resultado da evolução natural, capaz de sobreviver em climas rigorosos com pouca ou nenhuma assistência de humanos. Portanto, este gato pode ter caráter tímido com relação a estranhos ou situações novas, e ainda, o Maine Coon possui temperamento dócil. Os machos podem ser maiores, pesando em média 4,5 a 7 kg, enquanto que as fêmeas são usualmente menores. Fêmeas não devem ser penalizadas devido a esta diferença de tamanho. Deve ser levado em conta a lento alcance da maturidade visto que o Maine Coon alcança o completo desenvolvimento ósseo por volta dos 2 anos de idade, e uma completa finalização do tipo, de 3 a 5 anos de idade. O tipo e a conformação devem ser levados mais em consideração do que o tamanho.

Cabeça – Formato e Perfil: É de tamanho médio na largura e médio-longo no comprimento com uma ligeira curvatura na fronte. Deve ser levado em consideração o alargamento da face nos machos. O nariz é médio-longo no tamanho, levemente côncavo, e sem “break”, quando visto de frente.

Focinho e Queixo: Focinho quadrado e sólido quando visto de qualquer ângulo. Queixo forte e sólido em linha com o nariz e lábio superior.

Orelhas: As orelhas bem separadas, grandes, altas, largas na base, pontudas, de preferência com uma inclinação tipo “lynx”, e tufos internos que se entendem para as pontas das orelhas. Elas são posicionadas no alto da cabeça, e a distância entre elas alinhadas lateralmente pela base da orelha. A base inferior é levemente mais afastada na base posterior que na base superior.

Penalização: Para orelhas voltadas para fora.

Olhos: Os olhos são grandes, ovais, alargados, com uma posição ligeiramente obliqua em direção a base externa da orelha. A cor dos olhos pode ser verdes, dourados ou cobres. A transparência da cor é o desejável. Não existe relação entre a cor dos olhos e a cor da pelagem, embora gatos brancos possam ter olhos azuis ou ímpares.

Corpo: Médio a grande no tamanho, musculoso e forte, com peito largo. O corpo deve ser longo com todas as partes proporcionais para dar aparência retangular. Pescoço médio-longo e robusto. Pode ser compacto e musculoso em machos mais velhos. O corpo não deve ser flácido, tubular ou excessivamente comprido e fora de proporção com o tamanho das pernas. O corpo deve ser sólido quando apalpado e com músculos firmes. Ossatura substancial. Quando visto por trás, existe uma forma quadrada bem definida na anca do animal.

Pernas e pés: As pernas possuem ossos fortes, implantações largas, médias no comprimento, e em proporção ao corpo, contribuem para a aparência retangular. As patas são largas, arredondadas e repletas de tufos entre as almofadas.

Cauda: A cauda é longa em proporção ao tamanho do corpo. Larga na base e afilada na extremidade. A cauda é bem peluda, longa e emplumada, mas não densa e fechada como a cauda de uma raposa.

Cor: Os gatos com marcações especiais devem ter os pontos divididos: cinco (5) para a   cor e cinco (5) para a marcação. Qualquer cor geneticamente possível é aceitável.

Pelagem:

Comprimento:  A pelagem é irregular no tamanho e fortemente sujeita a variações das estações do ano. A pelagem é curta na cabeça, pescoço e ombros, tornando-se gradualmente mais comprida ao longo do dorso em direção a cauda e nas partes laterais em direção ao abdômen. Nas nádegas e barriga a pelagem é densa e áspera. A pelagem cai suavemente sobre o corpo, continuando da mesma forma até a cauda. Um colar denso não é o esperado, entretanto, pode existir um colar frontal começando na base das orelhas, geralmente mais denso nos machos que nas fêmeas

Textura:  Apresenta um leve subpelo, mas a textura não deve ser como algodão ou lã e deverá estar coberta por uma camada externa impermeável a água. A textura da pelagem pode variar com a cor da pelagem.

Cor da pelagem: Todas as cores e padrões geneticamente possíveis exceto o padrão ponteado como no Siamês. Um contorno branco ao redor do queixo e linha dos lábios é permitido, exceto nos gatos de cor sólida. Nos padrões tabby são preferidas marcações bem definidas e claras.

Condição: Não existe no julgamento, nenhuma pontuação para condição. Flacidez, obesidade, magreza, pelagem sem brilho, evidência de doença, ou outra indicação de que o gato não está em boa condição física ou não está devidamente preparado para a exposição, são faltas e deverão ser penalizadas de forma apropriada, se tornando então uma pontuação no julgamento.

Cores Permitidas: Qualquer cor ou padrão geneticamente possível exceto ponteado.

Penalizações: Patas sem tufos, nariz com “break” como nos Persas, subpelo como nos Persas, cauda curta, testa curta e arredondada, estrutura com ossos delicados, orelhas largas posicionadas para fora, nariz reto, condição precária, pernas longas, olhos tendendo ao formato de amêndoas, ausência de uma barriga peluda e cabeça arredondada.

Desclassificações: Especialmente gatos com pelos uniformes, queixo proeminente, pequeno, corpo e pernas alongados, manchas rosetas e pintas.