Padrões de Raça Para Julgamento:
Himalaia

Cabeça 40
Estrutura 25
Orelhas 5
Olhos – Formato 10
Corpo 25
Estrutura 15
Pernas 5
Cauda 5
Pelagem 5
Cor 5
Cor de Olhos 10
Condição 15

 

Generalidades: O padrão do gato Himalaia é praticamente uma duplicata do padrão do Persa. O foco principal é a cabeça embora a chave de tudo seja um total equilíbrio. O gato será desclassificado se o nariz   não for curto, se não tiver uma profunda reentrância sendo desejável que esta reentrância do nariz está na altura do meio dos olhos. É importante que as narinas sejam largas e abertas, permitindo uma boa respiração. O azul dos olhos deve ser o mais escuro possível. Azul muito claro ou cinza com tons de verde constituem faltas e devem ser penalizadas. Os olhos devem ser grandes, redondos e abertos dando uma expressão doce na face.

Cabeça: Redonda, maciça, com crânio redondo. Faces redondas com a estrutura óssea da sobrancelha também redonda. A cabeça se apoia no tronco por um pescoço curto e grosso. Mandíbulas largas e poderosas, com bochechas cheias e proeminentes. De perfil a testa, nariz e queixo devem formar uma linha perpendicular. Nariz curto tão longo quanto largo, com uma reentrância (break). Esta reentrância deve ser alta – no meio dos olhos ou mais alta ainda. Queixo redondo e bem desenvolvido.

Objeções: Cabeça comprida e estreita, nariz longo, mandíbulas delicadas (“queixo fraco”) ou uma visível deformação na mordedura.

Orelhas: Pequenas, redondas, inclinadas para a frente, e não excessivamente abertas na base. Colocadas bem separadas e baixas na cabeça integrando-se no contorno arredondado da mesma.

Objeções:Orelhas grandes, pontudas, colocadas muito juntas.

Olhos: Grandes, abertos, redondos. Posicionados bem afastados com uma boa cor de azul dando uma expressão doce à face.

Objeções:  Olhos pequenos, orientais ou oblíquos.   Olhos semicerrados, juntos demais ou estrábicos devem ser penalizados não sendo aceitos.

Corpo: Compacto no tipo e com pernas curtas. Peito largo e igualmente maciço nos ombros e nas ancas. Médio para grande em tamanho. Deverá ter um corpo bem proporcionado.

Pernas e pés: As pernas devem ser curtas, grossas e com ossos pesados. As pernas dianteiras devem inclinar-se levemente para dentro em toda a extensão do tórax, criando uma aparência robusta. Os pés devem ser grandes, redondos e firmes com todos os dedos juntos, 5 (cinco) nas patas dianteiras e 4 (quatro) nas traseiras.

Objeções:Ossos finos, longos, pernas compridas ou arqueadas. Pés pequenos e ovais.

Cauda:Curta, reta mas proporcional e integrada ao corpo. Mantida sem curva e inclinada num ângulo abaixo da linha das costas. Quando em movimento não faz curva ou ângulo com as costas.

Objeções: Cauda longa, torta, ou com nó.