Padrões de Raça Para Julgamento:
Persa
|
Generalidades: O Persa ideal deve ser um gato proporcionado de tamanho médio, dando impressão de elegância e robustez. A cabeça é maciça com orelhas pequenas e redondas, olhos separados, nariz curto, apresentando uma expressão suave e doce. O corpo é compacto e largo com ossos pesados e pernas curtas. A cauda é proporcional ao corpo. É reconhecido numa grande variedade de cores e marcações.
Nota: O tipo, de maneira geral – cabeça e estrutura do corpo – tem predominância sobre a pelagem e a cor.
Cabeça: A cabeça deverá ser maciça com grande largura de crânio; redondo, sublinhando a estrutura óssea. O nariz deverá ser curto, chato e longo com uma visível reentrância entre os olhos – break. As mandíbulas são largas e poderosas. O queixo é cheio e bem desenvolvido com as bochechas cheias e proeminentes; perfeita oclusão é desejável. De perfil, a testa, o nariz e o queixo devem formar uma linha perpendicular.
Objeções: Cabeça longa e estreita, longo nariz romano, mandíbula delicada, visível deformidade de mordida e assimetria de face.
Tolerâncias: Para as cores Chinchilla Silver, Shaded Silver, Chichilla Golden, Shaded Golden a cabeça pode ser menos extremada mantendo entretanto uma expressão suave. O nariz pode ser levemente maior e sua reentrância (break) pode ser menos acentuada porém com equilíbrio.
Orelhas: Devem ser pequenas, arredondadas nas pontas, bem separadas e não muito abertas na base.
Objeções: Orelhas grandes e pontudas, colocadas muito alto na cabeça ou juntas demais.
Olhos: Os olhos devem ser grandes, redondos, bem separados dando uma expressão doce à face.
Objeções: Olhos pequenos, oblíquos ou juntos demais.
Cor de Olhos: A cor dos olhos deve ser a requerida pela cor da pelagem. As cores mais pigmentadas são preferíveis; por exemplo: cobre intenso.
Corpo: O pescoço deve ser curto e poderoso dando um adequado suporte para a maciça cabeça. O corpo deve ter uma pesada estrutura óssea e um bom tônus muscular. O dorso deve ser curto e bem arredondado. Os ombros e a bacia devem ter a mesma largura. As fêmeas podem ser proporcionalmente menores que os machos.
Pernas e pés: As pernas devem ser curtas, grossas e com ossos pesados. Vistas de frente são bem plantadas no tronco dando uma aparência atarracada. Quando vistas por trás as pernas devem ser retas. Os pés devem ser largos, redondos e firmes com os dedos juntos: cinco (5) dedos na frente e quatro (4) atrás.
Objeções: Ossos leves, pernas longas, pernas arqueadas, jarrete de vaca, pés ovais e dedos separados.
Tolerâncias: Para as cores Chinchilla Silver, Shaded Silver, Chichilla Golden, Shaded Golden a ossatura pode ser mais leve e o tamanho de maneira geral menor.
Cauda: A cauda deve ser curta mas proporcional ao comprimento do corpo, conduzida num ângulo mais baixo que o dorso.
Cor: Os gatos com marcações especiais devem ter os pontos divididos: cinco (5) para a cor e cinco (5) para a marcação. Qualquer cor geneticamente possível é aceitável.
Pelagem: A pelagem deve ser longa, suava, brilhante, cheia de vida e ser longa em todo o corpo, incluindo os ombros. O colar deverá ser grande, cheio e contínuo, chegando a cobrir as patas da frente. Os tufos das orelhas deverão ser longos e curvos. Os tufos dos dedos dos pés deverão ser longos. A cauda deverá ter uma pelagem bem cheia.
Condição: O gato deverá ter peso mas não gordura. Deverá ser facilmente manuseado e dócil. Quando levado para julgamento deverá estar limpo, bem apresentado com as unhas aparadas em suas quatro (4) patas.
Desclassificações: Número de dedos incorreto, cor errada de olhos, estrabismo, nó na cauda, manchas (lockets and buttons) – exceção: quando característico da marcação – falta de reentrância do nariz (break) – exceção cores Chinchilla Silver, Shaded Silver, Chichilla Golden, Shaded Golden.